- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Evento em Brasília discute inovação no agronegócio

27/04/2010
Semana Sebrae do Agroneg?cio 2010 pretende reunir mais de 300 lideran?as ligadas a projetos de pequeno porte, inova??o tecnol?gica e acesso a servi?os financeiros

Bras?lia - Apresentar e discutir experi?ncias bem sucedidas que transformaram o agroneg?cio numa das principais fontes de riqueza para o pa?s. Esses s?o alguns dos objetivos da Semana Sebrae do Agroneg?cio 2010, que ser? realizada de 4 a 6 de maio, em Bras?lia. O evento ? direcionado exclusivamente para lideran?as do setor, cooperativas, colaboradores do Sebrae e parceiros institucionais.

Os organizadores esperam reunir mais de 300 lideran?as. A abertura do evento contar? com a participa??o da diretoria executiva do Sebrae e de representantes do Minist?rio da Agricultura, Pecu?ria e Abastecimento (MAPA), Minist?rio do Desenvolvimento Agr?rio (MDA), Minist?rio do Desenvolvimento Social e Combate ? Fome (MDS), Confedera??o Nacional da Agricultura (CNA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu?ria (Embrapa).

O agroneg?cio ? respons?vel por 30% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, e cerca de 70% da oferta de alimentos no mercado interno ? produzida por pequenas propriedades rurais. ?A competi??o internacional levou o mundo do agroneg?cio a substituir pr?ticas antiquadas por novas tecnologias, inclusive na pequena produ??o?, explica o gerente da Unidade de Agroneg?cios do Sebrae, Paulo Alvim.

Consciente dessa nova realidade, o Sebrae consolidou, no in?cio deste ano, a proposta de realizar o evento envolvendo quatro ?reas estrat?gicas da institui??o: atendimento coletivo - agroneg?cios, acesso a servi?os financeiros, inova??o, tecnologia e acesso a mercados.

As quatro ?reas desenvolvem, h? algum tempo, a?es integradas. Em 2009, ap?s a realiza??o de v?rios trabalhos conjuntos, definiu-se que no semin?rio deste ano entrariam na pauta, al?m da quest?o da inova??o, discuss?es sobre mercado e servi?os financeiros.

O agroneg?cio ? um setor importante para a economia brasileira e conta com a ades?o de muitos pequenos neg?cios. Todos os temas que ser?o tratados no evento, com enfoque na inova??o, s?o fundamentais para um bom desempenho no mercado, em especial da agricultura familiar, afirma o gerente da Unidade de Acesso a Servi?os Financeiros do Sebrae, Alexandre Guerra.

De acordo com a coordenadora do evento no Sebrae, Newman Costa, ser?o apresentadas v?rias experi?ncias exitosas com diferentes caracter?sticas. Vamos ter, por exemplo, o depoimento do diretor de rela?es institucionais do Grupo P?o de A?car, M?rcio Milan, sobre o tema inova??o em seus produtos. Tamb?m teremos depoimentos de produtores que inovaram para ganhar mercado e uniram-se em uma central pr?pria de distribui??o, afirma.

Os temas inova??o e agroneg?cio v?o estar presentes em todas as apresenta?es. ? um ciclo. O mercado precisa de inova??o, e os servi?os financeiros s?o o complemento que possibilita a inova??o chegar ao mercado, enfatiza Magaly Albuquerque, gerente adjunta da Unidade de Inova??o e Tecnologia do Sebrae.

Entre as palestras do tema inova??o, Magaly cita o caso da mandiocultura do Paran?. A mandioca, que acostumamos a comer cozida ou frita, j? pode ser consumida na forma de chips. Eles transformaram a raiz em um produto mais sofisticado para o mercado. Tamb?m ser?o apresentados os casos do pequi de Minas Gerais, o Shopping do Agricultor de Mato Grosso, a Fazenda Org?nica do Rio de Janeiro e a Fazenda Malunga do Distrito Federal, que ? uma associa??o de produtores org?nicos.

Servi?o:
Semana Sebrae do Agroneg?cio 2010 4 a 6 de maio, Edif?cio Brasil 21, Bras?lia (DF)

Fonte: Ag?ncia Sebrae de Not?cias
Autor: Regina Xeyla

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 931
Total: 3.922.500
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/