- Segunda-Feira 29 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Governo diz não ter sido notificado sobre suspensão de suco nos EUA

12/01/2012
Brasil é responsável por 41% das importações de suco de laranja dos EUA e permite uso do fungicida proibido pelos americanos

AE | 11/01/2012 17:26

O Ministério da Agricultura informou hoje, por meio de sua assessoria de imprensa, não ter sido notificado oficialmente até o momento pelos Estados Unidos sobre a suspensão das importações de suco de laranja do Brasil e outros países após terem encontrado traços do fungicida carbendazim no produto.

O secretário de relações internacionais da Pasta, Célio Porto, está, de acordo com a assessoria, em contato permanente com as autoridades norte-americanas. Mais cedo, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) informou sobre a suspensão alegando que o fungicida tem uso proibido no país.

O Brasil é responsável por 41% das importações de suco de laranja dos Estados Unidos, de acordo com dados oficiais. Além do Brasil, o carbendazim é usado em vários países da União Europeia, por exemplo, mas seu uso é vetado em pomares de laranja nos EUA.

Por meio de nota divulgada hoje, o ministério fez questão de esclarecer que o carbendazim é registrado para uso em lavouras de citros (laranja, limão, lima, tangeria, entre outros) há 21 anos. O carbendazim, utilizado em várias culturas agrícolas, é usado na citricultura para combater a "pinta-preta", um tipo de fungo comum em pomares de laranja.

A quantidade de fungicida autorizada pelo Ministério para produtos destinados à exportação segue o limite estabelecido pelo Codex Alimentarius, programa conjunto da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) que normatiza regras que garantem a segurança dos alimentos em todo o mundo. O Codex estabelece o limite de 1 miligrama de fungicida por quilo de citros, o que equivale a mil partes por bilhão.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1118
Total: 3.925.996
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/