- Domingo 05 de Maio de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Cutrale incorpora Bascitrus e KB Citrus. Produtores reclamam do desmonte regional

06/03/2012
Publicado em 06/02/2012

A Cutrale adquiriu da Bascitrus e KBCitrus equipamentos para produção de suco de laranja que se achavam desativados. Os equipamentos farão parte do projeto de instalação de uma unidade industrial de processamento de laranja na região da rodovia Castello Branco, que terá como objetivo atender aos produtores da região, que está em franca expansão, informou nota divulgada pela assessoria de imprensa da Cutrale.

Foram adquiridas cerca de 90 máquinas extratoras de suco da Bascitrus e outras 12 da KB Citrus.

O pedido de autorização para a aquisição dos equipamentos foi protocolado no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), segunda-feira, e ainda não foi distribuído aos conselheiros para análise. Também não existe uma previsão oficial sobre um posicionamento da entidade.

AS EMPRESAS

A Bascitrus foi fundada em 1982, na cidade de Mirassol, Interior de São Paulo. Paralisada desde o fim de 2009, ela usava as frutas disponíveis na região, onde o clima e o solo são favoráveis para a produção de laranjas, principalmente a variedade pera-rio, a preferida pelo mercado de fruta fresca.

A KB Citrus foi fundada em 1997 e produzia suco fresco e suco concentrado para o mercado externo. Desde 2005, entretanto, produzia apenas suco concentrado.

TAL QUAL A CITROVALE DE OLÍMPIA

A empresa não divulgou os valores dos o negócios nem quando deve iniciar a moagem de laranja na nova unidade. A medida não causa surpresa ao setor devido à grande migração de citricultores e pomares para aquela região do Estado de São Paulo, onde a temperatura mais amena contribui para reduzir incidência de algumas pragas e doenças favorecidas pelas altas temperaturas e umidade do verão no Norte e Noroeste paulista, apesar desse fator climático resultar em frutas com suco de sabor inferior, mas de cor mais forte.

O presidente da Associação Brasileira dos Citricultores (Associtrus), Flávio Viegas, reclamou da medida que, na opinião dele, vai reduzir a capacidade de processamento de fruta na região Central e Noroeste do Estado de São Paulo, como ocorreu com outras unidades de processamento de citros recentemente adquiridas pelas grandes exportadoras de suco concentrado.

Esta é mais uma operação de destruição da capacidade produtiva e reproduz o que já foi feito no caso das fábricas da Cargill, da Frutax, Citrovale (Olímpia), Citral, Citrovita I, Frutropic, Citropectina, entre outras, e o que deverá continuar. Viegas afirmou que a negociação também desmente a propalada falta de capacidade de processamento que foi a justificativa utilizada pela indústria para a lentidão nas colheitas da safra que está se encerrando. (Diarioweb e Bom Dia)

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 706
Total: 3.932.388