- Segunda-Feira 29 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Darwin, seleção natural e citricultura.

19/02/2009

No post passado a t?nica era a urucubaca por que passou o setor numa semana cuja sexta feira era dia 13. Por isto, n?o me referi ao bicenten?rio do nascimento de Charles Darwin, de ?A Origem das Esp?cies?, cuja teoria da evolu??o tem como fio condutor a sele??o natural de caracter?sticas transmitidas, hereditariamente. Tais caracter?sticas s?o favor?veis ? sobreviv?ncia do indiv?duo e perpetua??o da esp?cie.
O dia 13, sexta, ? um fato epis?dico e isolado. Os acontecimentos na citricultura, n?o s?o. Est?o encadeados numa sequ?ncia que se desenrola h? tempos, acompanhando a l?gica do desenvolvimento dos mercados e do sistema capitalista. Na evolu??o e na sele??o dos mais aptos, como descrito por Darwin, est? o eventual, ainda que mal comparado, paralelismo, nem que seja para mero est?mulo ao debate, entre a teoria e a realidade da citricultura.
Pelo lado da ind?stria vimos o surgimento de v?rias unidades e o posterior desaparecimento de alguns esp?cimes, o que resultou na concentra??o do setor. Concentra??o exagerada para os interesses dos produtores, mas conforme o mecanismo de sele??o natural. Novas altera?es do ambiente fizeram com que as empresas restantes se modificassem criando e aprimorando novos produtos, como o NFC, o pellet, ?leos, e estabelecessem uma estreita rela??o com outras entidades empresariais capazes de distribuir com mais efici?ncia seus produtos, buscassem novas e mais baratas fontes de energia, investissem em log?stica e transporte para atender ?s exig?ncias do consumidor.
J? os citricultores tiveram de mudar os tratos culturais, adaptar-se ao excesso de pragas e doen?as na lavoura, adensar pomares, migrar com a cultura para outras regi?es, fazer o caminho inverso e incluir entre suas habilidades a expertise da irriga??o, sentir a constante press?o do sucesso de outras culturas e a falta dos que ficaram no meio do caminho. Enfrentaram o d?lar que balizava os pre?os de contratos de longo prazo e desvalorizou-se, depois subiu quando os contratos j? se firmavam em reais para uma ?nica safra.
Quais s?o as caracter?sticas que, aplicadas ? esp?cie Citricultoris paulistus, garantir?o sua adapta??o ao ambiente mais diferente e agressivo que se avizinha, de modo que encontremos a sobreviv?ncia do neg?cio, livrando-nos da extin??o? H?, pela frente, sinais de muitas e r?pidas modifica?es como a recupera??o do setor canavieiro para um novo ciclo de tenta??o para n?s. A nova safra de laranja tardia, multifloradas, cara! Produtores sem contrato para a safra 2009/10. Crise mundial. Falta de cr?dito para produtores descapitalizados que depender?o, para conduzir os pomares, da ind?stria como fonte de financiamento, antecipando parte do pre?o de venda.
A evolu??o e perpetua??o da esp?cie por novas gera?es depende da flexibilidade e adaptabilidade da atual. Estas caracter?sticas s?o potencializadas pela quantidade e qualidade de informa?es dispon?veis e convertidas em a?es efetivas. ? por isso que devemos estar mais juntos, inclusive aqui no Agroblog, expondo e ouvindo as opini?es mais diversas.
A semana come?ou com o pre?o da laranja nos port?es das ind?strias processadoras a R$5,00/cx de 40,8 kg. A fruta de mercado n?o teve melhora e o pre?o ficou em torno dos R$9,00 a caixa na ?rvore.
Para constar, em Nova Iorque, no dia 17/02 o contrato de suco mais ativo, para mar?o, fechou no menor pre?o desde agosto de 2004, a 64,6 cents de d?lar, por causa do agravamento da recess?o e suas perspectivas ruins.
Foi marcada para sexta, dia 20/02, na Citrosuco de Bebedouro, manifesta??o pela sua perman?ncia na cidade, com presen?a de funcion?rios demitidos, lideran?as pol?ticas, sindicais e da Associtrus.

Paulo Sader

Fonte: www.agroblog.com.br


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 689
Total: 3.925.567
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/