- Sábado 04 de Maio de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Kraft, Unilever e Dr.Otker são multadas por ações anticompetitivas na Alemanha

22/03/2011
As unidades alemãs da Kraft Foods Inc. (KFT) e Unilever NV (UNA), e Dr. August Oetker Nahrungsmittel KG, foram multadas em um total de 38 milhões de euros (US $ 53 milhões) por comportamento anticompetitivo.

Segundo o Bundeskartellamt, órgão regulador antitruste da Alemanha, essas empresas participaram de reuniões em que trocaram informações sobre as negociações e políticas de preço e dados sobre os produtos alimentares e detergentes, comercializados por eles, com os varejistas.

"Certos tipos de troca de informações entre concorrentes são ilícitas", comunicou Andreas Mundt, presidente do órgão de combate aos carteis. A concorrência é prejudicada por tais ações, mesmo que elas não sejam tão graves como acordo sobre preços, áreas, clientes ou quotas.

A multa de 38 milhões aplicada pelo órgão antitruste alemão a Kraft Foods, Unilever e Dr. Oetker pela troca ilegal de "informações relevantes da concorrência" pode ter um efeito dissuasivo para os proprietários de outras marcas e ajudar a combater essas práticas, informa um especialista em ações antitruste.

As três empresas foram consideradas culpadas por violar leis da concorrência, por se reunirem durante anos para discutir as negociações com os varejistas sobre produtos de confeitaria, sorvetes, refeições prontas e pizzas congeladas, disse o Bundeskartellamt na semana passada.

A troca de informações que possam afetar a concorrência é ilegal pela legislação alemã e européia.

O valor da multa, no entanto, foi considerado baixo diante de casos semelhantes ocorridos no Reino Unido, mas indica a tendência das autoridades européias a concentrar-se nos danos à concorrência por esse tipo de troca de informação e envia uma mensagem para as empresas de que esse tipo de comportamento não mais será tolerado.

A investigação foi iniciada quando a divisão alemã, da empresa norte-americana Mars Inc. de alimentos e bebidas confessou a conduta ilícita e pediu leniência . Ela não foi multada, como resultado da colaboação com a investigação. As empresas concordaram com as multas, como parte do acordo, informou o órgão controlador.

Segundo autoridade alemã, a investigação continua contra um quarto grande fabricante de alimentos. Além disso, revelou que está acompanhando "a suspeita de acordos de aumento de preços entre dois dos principais fabricantes de produtos de confeitaria em mais dois processos.


Crédito: Bloomberg e Beverage Daily

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 714
Total: 3.931.486