14/02/2008
O Office of Fair Trading informou, em setembro de 2007, que encontrou evidencias de que alguns dos principais supermercados e lactic?nios ingleses trocaram informa?es comerciais importantes para combinar pre?os de produtos l?cteos em 2002 e 2003 o que causou um custo adicional aos consumidores de ? 270 milh?es.
Como conseq??ncia as empresas envolvidas, depois de confessarem as pr?ticas anticompetitivas, concordaram em pagar multas que totalizaram ?116 milh?es o que equivale a R$ 400 milh?es, para evitar multas ainda maiores se o processo tivesse continuidade.
Um dos latic?nios, que cooperou com as investiga?es, mediante um acordo de leni?ncia, ter? sua multa reduzida em 35%.
Um dos supermercados reduziu o pre?o do leite aos consumidores e aumentou o pre?o pago aos produtores e se comprometeu a publicar o pre?o pago aos produtores e investir a sua margem para reduzir o pre?o ao consumidor, comprometeu-se tamb?m a investir alguns milh?es de libras em uma campanha para aumentar o consumo de leite. Divulgar? tamb?m a capacidade do supermercado em assegurar a rastreabilidade dos produtos vendidos, a redu??o de pre?o e os compromissos assumidos.
A not?cia acima mostra a import?ncia que os pa?ses desenvolvidos d?o ?s pr?ticas anticompetitivas refletido na rapidez da decis?o, que foi baseada em evidencias, no valor das multas e na exig?ncia de confiss?o de culpa.
em informa?es do Flexnews 12/2/2008