- Domingo 28 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Greening: contaminação pode provocar impactos econômicos graves

02/11/2008

A contamina??o dos pomares de laranja pelo psil?deo Diaphorina citri agente causador do greening colocou Limeira em estado de alerta. A informa??o foi dada ontem durante encontro de autoridades de cidades da regi?o que discutiram os impactos socioecon?micos provocados pelo greening.

Constatada no Brasil em mar?o de 2004, o greening atinge cerca de 4 mil propriedades em 190 munic?pios do Estado de S?o Paulo. Ele pode trazer conseq??ncias como: morte das plantas, diminui??o da produ??o dos pomares, redu??o da ?rea plantada, aumento nos custos de produ??o, al?m de coibir a exporta??o do produto.
De acordo com o engenheiro agr?nomo do Fundecitrus escrit?rio de Araras, Rodrigo do Vale Ferreira, a doen?a n?o tem cura e quando ataca a ?nica solu??o ? erradicar o p? de laranja contaminado. Levantamento feito no in?cio deste ano revela que 18% do talh?o (grupo com 2 mil p?s de laranja) est?o contaminados. A preocupa??o maior ? com o avan?o da doen?a que tem se proliferado rapidamente e suas consequ?ncias no mercado de trabalho e consumidor. Os casos mais graves s?o os das regi?es de Araraquara onde mais de 50% do parque citr?cola est? comprometido e Araras com 29,2%.
Na avalia??o do secret?rio da Agricultura de Limeira, Danilo Fischer, a citricultura gerou em Limeira em 2007 uma receita de R$ 125 milh?es. Com a alta do d?lar a estimativa ? que essa receita seja ainda maior este ano. S?o 4.411 trabalhadores diretos na produ??o de laranjas. ?Se n?o controlarmos essa doen?a, ser? o fim da citricultura e por consequ?ncia teremos uma classe trabalhadora sem qualquer capacita??o para outra atividade, al?m da perda de receita, do reflexo nas ind?strias de suco e o aumento no pre?o da laranja?, afirmou o secret?rio.
O combate ao greening consiste em remanejamento dos p?s contaminados e na aplica??o de inseticida no pomar sadio. Por?m, o fato de a doen?a ser altamente destrutiva seu combate se torna mais intenso e provoca uma redu??o significativa na vida ?til do pomar. ?Por isso em local onde os ?ndices da doen?a s?o elevados, o comprometimento do pomar ? maior?, declarou o engenheiro agr?nomo, lembrando que melhor receita para a longevidade dos pomares ? a realiza??o de inspe?es peri?dicas e, em alguns casos, o manejo da planta doente, para que outras n?o sejam contaminadas.
Participaram do evento autoridades dos munic?pios de Limeira, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Piracicaba, Cordeir?polis, Iracem?polis, Rio Claro, Cosm?polis e Santa Gertrudes, al?m de representantes do Minist?rio da Agricultura e da Secretaria Estadual de Agricultura.
 
Fonte: Gazeta de Limeira
 

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 936
Total: 3.924.862
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/